Preparo da Superfície

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 

1
Inspeção do local e procedimento de execução

Antes da preparação do substrato, a área do piso a ser tratada deve ser identificada. Isolar o local de modo a permitir que o trabalho prossiga sem interrupções. Além disso, deve ser registrada a condição do substrato e as soluções propostas para início da aplicação. Isso inclui, por exemplo, tratar fissuras e infiltrações.

 
 
 
 
2
Jateamento

Os pavimentos dos estacionamentos de veículos podem ser preparados por diversos tipos de tratamentos abrasivos. O jateamento com Shot Blasting envolve um equipamento que projeta pequenas esferas de aço na superfície de concreto em alta velocidade.

O impacto remove a pasta de cimento, impregnações, sujidades e outras substâncias que prejudicam a aderência. As partículas soltas extraídas são removidas através de um aspirador acoplado ao equipamento de jateamento.

 

Este preparo garante micro rugosidade da superfície o que aumenta a área de contato para o sistema de revestimento e assegura a melhor aderência.

 
 
3
Lixamento

Alguns substratos de estacionamento não podem ser preparados por jateamento, por exemplo elementos verticais (suportes e bases de paredes) e cantos e bordas de pisos a serem revestidos. Neste caso o lixamento é a solução mais adequada.

 

Como vantagem o lixamento não remove uma camada profunda do substrato, o que reduz a necessidade de uma camada de regularização mais robusta. O risco do lixamento é que, nem todas as substâncias inibidoras de aderência serão removidas e assim como a superfície resultante poderá ficar muito lisa.

 

Para alcançar bons resultados deve ser utilizada uma lixadeira de alta potência com discos diamantados para eliminação efetiva de partículas soltas.

 

O lixamento é o método habitual de preparo de superfície utilizado para aplicar um novo revestimento sobre camada de piso resinado existente.

 
 
 
 
4
Fresagem

Algumas áreas podem precisar de um preparo específico por fresagem. As aplicações típicas incluem a remoção de camadas de concreto contaminadas com óleo, graxas ou superfície deteriorada. Revestimentos antigos, contaminados com cloro e revestimentos desgastados também devem ser fresados e substituídos. Para remover as partículas soltas, as superfícies fresadas deverão ser aspiradas antes da aplicação do novo sistema de revestimento.


Como a fresagem é caracterizada por envolver maior impacto superficial, danos indesejados podem ser causados a estrutura de concreto. Portanto, esta técnica somente deve ser utilizada quando absolutamente necessário.

 
5
Garantia de Qualidade

Após o término do preparo deve ser feita uma inspeção visual para verificar e registrar os resultados desta etapa, com todas as suas  particularidades, como por exemplo fissuras, imperfeições e infiltrações, para que sejam definidas as medidas corretivas necessárias.

 

Devem ser determinadas e registradas a resistência de aderência à tração, padrão de rugosidade, e o teor de umidade da superfície do concreto.

 

Obtendo resultados aceitáveis, deve ser registrada a aceitação da etapa de preparação do substrato e liberado o início da etapa de aplicação do revestimento.

 
abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123