Como realizar o teste de estanqueidade da impermeabilização?

Feb 07, 2020

Teste de Estanqueidade

A impermeabilização é um ponto importante para qualquer edificação. Além de evitar infiltrações, corrosão de armaduras e umidade ascendente, ela também aumenta a durabilidade das estruturas e auxilia no bem-estar dos frequentadores e usuários, impedindo o surgimento de fungos e bactérias que podem ser prejudiciais à saúde. 

 

Mas além de ter um projeto de impermeabilização e contar com materiais de qualidade, é necessário que você realize o teste de estanqueidade para avaliar a eficácia da execução do sistema.

 

De acordo com a NBR 9574, a norma de execução de impermeabilização, esse teste é obrigatório e deve ser executado após o término da aplicação dos impermeabilizantes.

 

Confira como você pode realizar esse teste de estanqueidade, além de outras informações importantes, a seguir!

Falhas ocasionadas pela falta, ou por uma impermeabilização incorreta, acabam sendo graves, como já falamos acima. E quanto mais tardia for a identificação desses problemas, mais trabalhosos e custosos serão os reparos do sistema impermeabilizante. 

 

A segurança também é uma questão que precisa ser levada em conta. Afinal, infiltrações podem afetar a estrutura do edifício e diminuir sua vida útil, além dos problemas que os fungos e bactérias, decorrentes dessas infiltrações, podem causar na saúde dos usuários que transitam por esses espaços.

 

Esses motivos fazem com que o teste de estanqueidade seja extremamente necessário. Nele, qualquer falha no sistema recém-aplicado pode ser identificada antes da finalização da obra.

 

Sendo assim, possíveis reparos e reforços no sistema de impermeabilização podem ser realizados de forma menos invasiva e mais rápida, graças ao teste de estanqueidade.

 

Como o teste deve ser feito?

A NBR 9574 indica que, após a cura total do sistema de impermeabilização aplicado, o teste de estanqueidade deve ser realizado.

Para que isso seja possível, o local deve ser preparado para receber uma quantidade de água compatível com a cota máxima a ser alocada. Podemos usar como exemplo uma piscina: quando os impermeabilizantes próprios para a área estiverem totalmente secos, a piscina deve ser cheia até o limite.

De acordo com a norma, a água precisa permanecer nesta condição por 72 horas. Após esse período, uma análise deve ser feita para constatar se o nível da água não baixou consideravelmente. Aqui é preciso ter atenção e considerar que é normal que uma pequena parcela de água evapore e influencie no nível de água.

Mas se o nível de água baixar de maneira considerável, é provável que existam infiltrações através de falhas na impermeabilização. É neste momento que o responsável pela aplicação precisa ser acionado para que as falhas sejam mapeadas e os reparos sejam executados antes das próximas etapas do sistema de revestimento.

Se o teste de estanqueidade ocorrer sem nenhuma alteração, a água pode ser removida normalmente e as próximas etapas, como a aplicação de revestimentos, podem ser executadas.

 

 

Conte com suporte especializado durante o teste de estanqueidade

A MC-Bauchemie é uma multinacional alemã com quase 60 anos de experiência e tem como principal objetivo proporcionar soluções concretas para todos os nossos consumidores.

Por isso, você pode entrar em contato sempre que necessário para esclarecer dúvidas sobre o teste de estanqueidade e outros assuntos pertinentes. Além disso, pode encontrar materiais que nossos especialistas criaram sobre assuntos relevantes da área que atuamos, como artigos, cases, vídeos, entre outros, no nosso HUB de Conteúdos.

Toda a nossa equipe está disponível para oferecer suporte integral durante a fase de planejamento e no decorrer das obras. Caso queira saber mais, clique na imagem abaixo.


abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123