Conheça os tipos de sistemas de impermeabilização

Jan 16, 2024

Para obter um bom planejamento de obra, com mais agilidade, economia e garantindo a entrega de um excelente resultado, é preciso pensar minuciosamente em cada processo da construção. Sendo assim, a escolha entre os sistemas de impermeabilização é muito importante, já que a decisão correta evita futuros contratempos e falhas.

 

Continue a leitura e conheça as principais características de cada um dos sistemas de impermeabilização.

Qual a importância dos sistemas de impermeabilização?

 

A impermeabilização na construção civil tem como objetivo selar, bloquear e vedar materiais porosos e fendas, que podem ser formadas por motivos técnicos e estruturais. Ela é feita nas mais diversas partes da obra, como paredes, lajes, muros e teto.

 

Quando esse processo não recebe a devida atenção, brechas e fatores climáticos podem causar infiltrações, manchas, bolor e degradação dos materiais usados. Todos esses defeitos trazem prejuízos, tanto econômicos quanto para a saúde dos futuros moradores da edificação.

 

Quais são os tipos de impermeabilização?

 

Antes de falar dos sistemas de impermeabilização, é preciso entender que existem dois tipos de impermeabilização, que são definidos de acordo com a possibilidade de fissuras.

Impermeabilização rígida 

Indicada para áreas que não estão sujeitas a grandes variações de temperatura ou a fissuras, como galerias, subsolos e piscinas.

 

Ela é feita com o uso de aditivos químicos impermeabilizantes nos materiais usados, como cimento, areia e água. Por isso, não pode ser utilizada em locais com movimentação ou que sofram grande mudança térmica, pois tanto a estrutura quanto o agente químico romperão.

Impermeabilização flexível

Para qualquer outro tipo de área, deve-se utilizar a impermeabilização flexível. Ela é executada com o uso de materiais feitos de polímero e elastômero, podendo ser pré-moldada ou instalada no local.

Quais são os sistemas de impermeabilização?

Agora que falamos sobre as duas diferentes técnicas de impermeabilização, podemos aprofundar no tema e abordar os diferentes sistemas de impermeabilização e as soluções mais indicadas para cada um deles:

Hidrofugante

Nesse sistema, são usados produtos hidrofóbicos na mistura da argamassa para reduzir a absorção de água e evitar a presença de umidade. É indicado para revestimentos em áreas próximas ao solo ou sujeitas a molhamento constante. 

Selante para vedação

Para esse sistema, são utilizados selantes à base de poliuretano, acrílicos ou silicone, que servem para vedar juntas e junções e permitem a sua movimentação. É ideal para impedir a passagem de água, ar e materiais sólidos pelas juntas e encontros de materiais.

Emulsão acrílica
É usada uma membrana líquida, com base acrílica, que forma uma camada impermeável e flexível. Ideal para locais expostos e sujeitos à chuva, como lajes e paredes externas.

Emulsão asfáltica

É um composto de asfalto, aplicado frio, geralmente utilizado em fundações e bases das estruturas que têm contato direto com o solo.

 

Argamassa impermeabilizante polimérica

É um tipo de argamassa industrializada, já com adição de produtos impermeabilizantes, e pronta para o uso. É indicada para áreas frias e molhadas, como piscinas e reservatórios de água, além de rodapés e subsolos.

Manta asfáltica

Já pré-fabricada, a manta asfáltica composta por asfaltos modificados com polímeros pode ser estruturada com poliéster, fibra de vidro ou polietileno. Existem diversas espessuras, acabamentos e variações de desempenho, por isso, para áreas de maior responsabilidade devem ser utilizadas mantas asfálticas do Tipo III (três) estruturadas com poliéster, que apresentam a maior performance e garantem mais segurança para utilização em grandes áreas.

Manta de PVC

Sendo também um sistema pré-fabricado, a manta de PVC pode ter diversas versões, desde a manta resistente aos raios UV que pode ficar exposta, até a manta antirraiz e uma versão especial para contato com água potável que pode ser utilizada em reservatório. 

O sistema de impermeabilização que utiliza mantas de PVC é o que apresenta maior durabilidade, além disso, tem uma excelente característica estética que o leva atualmente a ser o mais escolhido por arquitetos e designers em residências e edificações de alto padrão. Saiba mais sobre a eficiência da manta de PVC clicando aqui.

 


 

Conheça as soluções da MC-Bauchemie

Independentemente do sistema de impermeabilização que você escolher, existem diversas soluções da MC-Bauchemie que podem te ajudar, oferecendo tecnologia e praticidade. Confira algumas abaixo:

 

Hidrofugante: 

Hydro 1

 

Selantes para vedação: 

MC-Flex PU Construção

MC-Flex PU 25

MC-Flex PU 40

 

Emulsão acrílica: 

MC-Proof DF 8

MC-Proof DF 9


Emulsão asfáltica: 

MC-Asphalt

 

Argamassa polimérica: 

MC-Proof 100

MC-Proof 500

MC-Proof 900 EL

 

Membrana de poliuretano: 

MC-Proof 2200

MC-Traffic

 

Manta asfáltica: 

MC-Manta TP III - A/B 3 e 4 mm

MC-Manta TP IV - A/B 4 mm

 

Manta de PVC: 

MC-Plan 112 F

MC-Plan 112 P UV

MC-Plan 112 PW

 



Gostou de conhecer mais sobre os sistemas de impermeabilização? 

 

Em nosso HUB de Conteúdos, contamos com muitos outros artigos incríveis para te auxiliar e fazer com que você entregue os melhores projetos. Lá, você também encontra materiais informativos em outros formatos, como infográficos, e-books, vídeos e muito mais. Não deixe de conferir!

 

Conte com a MC em todas as etapas da sua obra, afinal, construir é cuidar.


abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123
$matomo? &matomoSiteId=3