Como tratar infiltrações em subsolos?

Feb 26, 2025

Em qualquer projeto de edificação, ter atenção à impermeabilização é fundamental para evitar que surjam infiltrações em locais como subsolo e garagem.

Além dos problemas comuns relacionados à infiltração, como formação de bolores, corrosão de armaduras e desplacamentos de concreto e eflorescência, falhas de impermeabilização no subsolo podem prejudicar o conforto deste ambiente, danificar a pintura dos veículos estacionados, afetar a utilização da garagem e até mesmo, a médio e longo prazo, enfraquecer toda a estrutura da edificação. Questões estéticas também são levadas em consideração, o incômodo visual pode gerar reclamações dos moradores e frequentadores, levando à desvalorização da edificação.

 

Mesmo com todos esses pontos, não é incomum que o projeto de impermeabilização não seja feito corretamente em áreas como subsolo e garagem, por esse motivo, trouxemos neste blogpost as principais ações que devem ser tomadas ao identificar infiltrações no subsolo e garagem. Continue a leitura para ficar por dentro do assunto!

 

O que fazer ao detectar infiltrações no subsolo?

Como citamos anteriormente, a infiltração causa diversos problemas, e não é incomum que, em locais como o subsolo e garagem, o projeto de impermeabilização fique defasado, isso porque ele é desenvolvido ainda durante a fase de planejamento da obra, e deve levar em consideração as características do subsolo e o ambiente como a pressão da água e a variação do lençol freático na região, exigindo materiais e soluções diferenciadas.

 

Com o projeto sendo feito da maneira incorreta, infiltrações podem acontecer no futuro e, ao identificar manchas no subsolo ou garagem que apontem para infiltrações, o primeiro passo é contratar uma empresa ou um profissional para que o diagnóstico do problema seja feito. Durante essa análise, os motivos que levaram ao aparecimento desse problema e a origem da água devem ser esclarecidos.

 

Dependendo do nível dos danos, algumas ações devem ser tomadas. Por exemplo, se a infiltração acontece no teto do subsolo ou garagem, por meio de alguma laje exposta no térreo, a melhor solução é aplicar o material impermeabilizante pela parte de cima e impedir que a água afete a estrutura. Neste caso, os sistemas existentes podem ser substituídos integralmente por novas mantas ou membranas impermeabilizantes.

 

No entanto, deve-se levar em consideração as características e o tipo de utilização da laje térrea, nem sempre é possível fazer o tratamento por cima, já que em áreas comuns de edifícios a remoção dos elementos existentes, como proteções mecânicas, revestimentos, jardineiras, etc., podem dificultar esse trabalho, sendo uma obra demorada e custosa.

 

Por esse motivo, a alternativa nesse caso seria trabalhar pontualmente com sistemas de injeção de resinas que selam e impermeabilizam de maneira localizada trechos falhos nos sistemas existentes, selam fissuras, juntas e outros vazios, além de permitir uma execução mais ágil no reparo da estrutura da garagem ou subsolo.


Quando a deterioração em função da percolação de água já está em um estado avançado, além de corrigir o problema de impermeabilização, reparos estruturais podem ser necessários. Nesses casos, recomendamos que além da impermeabilização, obras de reparo precisam ser realizadas, para que o problema seja efetivamente corrigido e a garagem e subsolo fiquem livres de infiltrações com estruturas totalmente seguras.

Conte com a MC-Bauchemie para impedir infiltrações no subsolo e garagem

 

A MC-Bauchemie é uma multinacional alemã que preza sempre pelo conforto, qualidade e segurança. Por isso, em nosso catálogo de produtos é possível encontrar soluções que ofereçam qualidade e conseguem recuperar impermeabilizações danificadas, resolvendo os problemas de infiltração no subsolo ou na garagem.

 

Para prevenir ou corrigir infiltrações no subsolo, oferecemos soluções, como:

 

  • Xypex Admix C-500NF, uma argamassa cristalizante para impermeabilização por adição no concreto, entre suas muitas vantagens, as principais são a de ser resiste a pressões hidrostáticas positivas e negativas, permitir a respiração do concreto e contribuir para o selamento de microfissuras.

 

  • O MC-Proof 100 é um revestimento impermeável rígido, monocomponente, à base de cimento e polímero em pó. Quando misturado à água, forma uma argamassa polimérica indicada para impermeabilização em superfícies de concreto, argamassa de regularização e alvenaria. Extremamente eficaz em áreas sujeitas a alta pressão de água, tanto positiva quanto negativa.

 

  • MC-Fast Block é uma argamassa de pega ultra rápida, moldável à mão, sendo especialmente indicada para tamponamentos de fluxo d’água sobre pressão, como no caso de obras em subsolo ou garagem.

 

  • A linha de mantas asfálticas da MC conta com soluções impermeabilizantes pré-fabricadas com espessura e características definidas, indicados para impermeabilização de grandes áreas. São várias opções para o seu projeto.

 

  • E por fim, temos a linha de sistemas de injeção, que podem ser usadas em estruturas de concreto para solucionar problemas como o aparecimento de trincas e fissuras, vazios (nichos), umidade ou outras manifestações patológicas. A linha ajuda na recuperação estrutural, selamento e impermeabilização por área, devolvendo à estrutura estanqueidade e estabilidade estrutural.

 

Além disso, a MC-Bauchemie Brasil também oferece todo o suporte necessário antes, durante e depois da obra. Saiba mais sobre entrando em contato com a nossa equipe.

 

Como a manutenção preventiva deve ser realizada no subsolo e garagem?

 

Na inspeção da edificação, o principal objetivo é avaliar o estado de conservação do edifício como um todo. Durante esse processo, o profissional responsável irá analisar a presença de falhas, anomalias e possíveis riscos de acidentes.

 

No laudo desta avaliação, o engenheiro responsável pela vistoria deverá sinalizar possíveis melhorias e a elaboração de um plano de gestão operacional e de manutenção. Dessa forma, os prazos e custos para a realização dessas obras podem ser estimados com maior assertividade.

 

Para reformas previstas durante a manutenção preventiva, soluções de qualidade devem ser utilizadas, e a MC-Bauchemie, multinacional alemã com anos de experiência no assunto, possui em seu catálogo um pacote de produtos completos e pode te ajudar nessa questão.

 

Dentre esses materiais, estão soluções para manutenções na área de impermeabilização, como argamassas poliméricas, membranas acrílicas e de poliuretano, mantas asfálticas e de PVC e sistemas cristalizantes, produtos capazes de atender diferentes áreas de um mesmo edifício com ótimo desempenho.

 

Além disso, outras tecnologias podem ser necessárias como argamassas estruturais para reparos localizados, selantes específicos para o selamento de juntas, revestimentos resinados para proteção do piso de estacionamentos, entre outros.

 

O mais importante é que todas as áreas da edificação que apresentarem desgaste, ou qualquer indício de formação de manifestações patológicas, sejam devidamente reparadas e protegidas, para que a durabilidade e a funcionalidade da edificação sejam preservadas e também, mantenha em segurança os usuários que frequentam ou moram nessa edificação.

 

Tem alguma dúvida sobre esse assunto ou deseja contar com a ajuda da nossa equipe técnica? Clique no banner abaixo para entrar em contato.

 

 



A importância da manutenção preventiva para evitar colapsos em edifícios
abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123
$matomo? &matomoSiteId=3