Como fazer a cura do concreto sem utilizar água?

May 09, 2023

Como fazer a cura do concreto sem utilizar água?

Antes de mais nada, é importante saber que o concreto é basicamente o resultado da mistura entre cimento, água, areia e pedra, sendo o material mais utilizado na construção civil. A partir dele, é possível construir estruturas e edificações dos mais variados portes. Partindo para o assunto principal desse artigo, a cura do concreto é a técnica que evita a secagem rápida do concreto.

Isso quer dizer que, ao realizar a cura do concreto, é possível garantir que o cimento do concreto hidrate da maneira correta e atinja as propriedades mecânicas desejadas, como: resistência à compressão, baixa permeabilidade, resistência à abrasão e a produtos químicos, baixa difusividade e alta estabilidade do volume não retraído causando menos fissuras.

Geralmente, o concreto fresco perde em condições climáticas no Brasil uma média de 2,5 litros de água por hora e por metro quadrado. A seguir, vamos aprofundar mais no assunto e entender com mais detalhes sobre a importância da cura do concreto e como ela pode ser feita sem a utilização de água. Confira!

Como ocorre a cura do concreto sem utilizar água?

Após o concreto ser lançado e desempenhado na forma, o agente de cura, independentemente de ser a cura primária ou secundária, deve seguir as orientações presentes na ficha técnica, reproduzindo rigorosamente os consumos. 

A aplicação ocorre com o auxílio de um equipamento, como pulverizadores, onde deve ser aspergido por toda a região da forma até o momento em que toda a superfície estiver com o produto, criando assim uma película em cima dessa superfície para impedir a evaporação da água do concreto.

Esses agentes de cura protegem o concreto ao longo de muitos dias, auxiliando no processo de hidratação do cimento sem interferências negativas exteriores e ajudando no desenvolvimento de propriedades mecânicas especificadas no projeto. Por último, mas não menos importante, a cura do concreto ajuda a evitar o surgimento de fissuras

Lembrete:

É importante que o profissional que for aplicar o agente de cura tenha treinamento para realizar a aplicação, além de estar utilizando os EPI's necessários.

Quais as normas em relação à cura do concreto?

Segundo a NBR 14931, a orientação é que o processo de cura do concreto ocorra até ele atingir a resistência à compressão de 15 MPa, podendo variar de acordo com a quantidade de dias para cura, devido a fatores como o cimento utilizado e o clima (temperatura, vento, sol, chuva ou umidade do ar).

Como a MC pode ajudar?

A MC oferece a linha Emcoril, com agentes de cura para a cura clássica e intermediária de diferentes tipos de concreto. Conheça os três produtos que compõem a linha:

Emcoril Traffic

Atendendo a norma ASTM C 309, o Emcoril Traffic é um agente de cura para concreto à base de parafina emulsionada em meio aquoso, de alta eficiência. Muitas vezes, é utilizado para obras rodoviárias, de barragens e de pistas.

Emcoril Compact Pro

O Emcoril Compact Pro é indicado para cura do concreto inicial ou final, sendo muito utilizado na indústria de pré-fabricados, em pisos de concreto e contrapisos com altas exigências de qualidade da superfície. Por isso, é bastante aplicado em pisos industriais à base de cimento, permitindo diluição em água e, consequentemente, sendo mais econômico.

Emcoril Compact Top

Já o Emcoril Compact Top é um agente de cura química para concreto à base de resina acrílica, o que permite a colocação de um revestimento posterior. Dessa forma, é a opção mais adequada para a aplicação em lajes, pisos e canais.

Além de todas essas soluções, a MC-Bauchemie oferece o suporte técnico de uma equipe de profissionais para auxiliar no processo em campo e treinamentos para nossos clientes.

Conheça alguns dos nossos cases de sucesso

A MC já participou de muitos projetos pelo Brasil e pelo mundo, somando experiências e conhecimento na cura do concreto. Na Rodovia dos Tamoios, por exemplo, atuamos juntamente com a Construtora Queiroz Galvão no município de Caraguatatuba e São Sebastião (São Paulo), utilizando a solução MC-Techniflow 570, no projeto.

Na duplicação da BR 101 (Trecho Nossa Senhora do Socorro/Estância) e da BR 22, a MC atuou com a utilização do agente de cura Emcoril Traffic.

Participamos também da obra na BRT Belém com o Emcoril Traffic e da obra na BRT Brasília/DF em 35 km de pavimento rígido, aplicando o aditivo redutor de água tipo 1 Muraplast FK 110, o aditivo redutor de água tipo 2 MC-Power Flow 3100 e o agente de cura química Emcoril Traffic.

Confira em nosso site esses e muitos outros cases com participação da MC espalhados pelo mundo.

Construir é cuidar

Há mais de 60 anos, a MC-Bauchemie se dedica a oferecer as melhores e mais tecnológicas soluções para o mercado brasileiro de construção civil e como uma empresa inovadora no segmento de aditivos para concreto, estamos sempre ao lado dos nossos clientes em busca de novas soluções. 

Prezamos também por compartilhar conteúdos exclusivos como esse que você acabou de ler sobre cura do concreto e muitos outros artigos, além de vídeos educativos, e-books, guias e muito mais em nosso Hub de Conteúdos. Todos esses materiais estão à sua disposição de forma gratuita nessa página. Não deixe de conferir!

E para se manter ainda mais atualizado sobre as tendências e assuntos técnicos relacionados à construção civil, temos também uma plataforma que reúne todos os eventos, presenciais e online, ministrados pela MC. Basta acessar o MC-Forum e se inscrever gratuitamente.

Conte com a nossa equipe e junte-se à comunidade MC!



abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123
$matomo? &matomoSiteId=3