


Jul 11, 2019
Os aditivos tornaram-se componentes essenciais do concreto moderno. Por causa deles, o concreto hoje possui uma série de novas aplicações e as construções tornaram-se economicamente muito mais acessíveis e versáteis. No entanto, os aditivos para concreto são, com frequência, responsabilizados – e em geral de forma indevida – por problemas na construção. Sem dúvida, a interação dos diversos materiais que compõem a formulação do concreto é cada vez mais complexa.
A antiga mistura de cimento, agregados e água utilizado desde a antiguidade, hoje, evoluiu para um complexo sistema químico de cimento, aditivos e outros componentes, que requer precisão e coordenação em suas diversas fases de produção. O equilíbrio e a correta aplicação de cada elemento do concreto moderno demanda, ainda, conhecimento técnico especializado e profissionais capazes de fazer as combinações que vão fazer do concreto o insumo certo para a aplicação desejada. Esses profissionais ainda têm de equacionar o processo de construção escolhido e as condições de deposição e manipulação no local da obra, segundo as especificações determinadas para o material. Esta reportagem vai abordar vários exemplos de como tudo isso se faz na prática.
Em evolução
Os aditivos para concreto tornaram-se tão importantes na construção moderna que, sem eles, avanços no campo da construção teriam seguido numa direção completamente diferente. Os aditivos tornaram possível, por exemplo, o surgimento do concreto autoadensável, ou o (UHPC) concreto com resistências extremamente elevadas, que permitiram a aplicação do material de forma inédita em projetos de construção de estruturas mais resistentes, funcionais e de menor custo. Na Alemanha, a primeira norma técnica para formulações de concreto com aditivos plastificantes surgiu em 1986. Hoje, com a evolução desse tipo de aditivo, essa normativa está completamente defasada, já que atualmente é possível atingir concreto com tempos de manuseio e aplicação de três ou quatro horas com grande facilidade. Na época, os superplastificantes eram produtos que apenas melhoram a fluidez do concreto fresco, sem alterar de forma significativa a coesão do material. Concreto de alta fluidez há trinta anos era, no máximo, um concreto de fluidez e coesão razoáveis segundo os parâmetros de hoje.
Atualmente, muito além dos plastificantes, as concreteiras têm à disposição uma série de ferramentas na forma de superplastificantes, agentes incorporadores de ar, estabilizadores, retardadores e aceleradores de resistência. Os aditivos de dispersão, popularmente conhecidos como plastificantes e superplastificantes, são os mais utilizados. Eles compõem atualmente 80% de todo aditivo demandado pela indústria de construção na Alemanha, como se vê no gráfico da página 9, que mostra a evolução do consumo desse tipo de produto no país, particularmente de superplastificantes à base de éteres policarboxilato. A evolução dos aditivos acompanha as demandas da indústria de concreto, que hoje precisa disponibilizar material de construção para edifícios com centenas de metros de altura em países de clima desértico ou para plataformas em alto mar, no Oceano Ártico. A mais moderna normativa de concreto alemã, a EN 206-1 (integra a DIN 1045-2), já traz, no entanto, uma ampliação das classes de consistência do material. A normativa agora traz a inédita classe de concreto F6, com parâmetros possíveis graças ao desenvolvimento de novos aditivos, que seguem a tendência global no desenvolvimento de formulações de concretos, cada vez mais fáceis de trabalhar e leves. A seguir, alguns exemplos das vantagens do uso de aditivos:
Os superplastificantes mais modernos atualmente permitem a conciliação de parâmetros antagônicos, por exemplo, baixa relação água/cimento e manutenção da consistência após 90 minutos; elevada resistência inicial e a desforma possível em menos de 24 horas. Alguns produtos dispensam até a adição ao concreto no local da obra, o que evita erros e economiza um tempo valioso. Ainda sim, aditivos de concreto são, com frequência, responsabilizados por problemas estruturais – o que, também, com frequência, não se confirma. Não há dúvida que as interações químicas dos muitos aditivos que compõem as formulações modernas de concreto são cada vez mais complexas. A mistura básica de cimento, água e agregados utilizada desde a antiguidade evoluiu a um composto multifásico, cuja produção requer uma logística elaborada e um cuidado extra com a qualidade do cimento, dos agregados e dos aditivos utilizados. Via de regra, o concreto fresco é classificado conforme sua consistência (slump-test) e a especificação constante na nota de entrega. Isso quer dizer que o comportamento reológico não pode ser adequadamente descrito, tampouco avaliado.
Outras características de desempenho importantes são a “coesão” do concreto, a “bombeabilidade” e a estabilidade da mistura, que não pode ser determinada apenas a partir da avaliação inicial do material. A obtenção dessas especificações na produção de concreto requer tanto tecnologia como pessoal especializado e com experiência no equacionamento das muitas variáveis do processo construtivo, das condições ambientais no local da obra, dos métodos de deposição e dos parâmetros especificados.
Estabilidade do concreto
Durante a construção do sistema de navegação fluvial de Wusterwitz, na Alemanha, ocorreu uma extensa segregação no concreto das paredes de várias das eclusas do sistema. O caso fez com que o Instituto Federal de Engenharia Hidráulica (BAW, na sigla em alemão) fizesse uma revisão significativa nas normativas de uso de superplastificantes à base éteres policarboxilato compatíveis com a aplicação (estrutura de concreto submersa), até então em vigor na Alemanha. Em maio de 2015, o instituto divulgou a súmula ZTV-W LB 215 e, só então, com os parâmetros da nova regulamentação definidos, a correção da estrutura pôde ser feita. De acordo com o BAW, o concreto das paredes das eclusas de Wusterwitz sofrem segregação por uma falha na estabilidade da mistura de concreto, que teria sido causada por vibração. A resistência do concreto foi afetada, ainda segundo o instituto, por fatores adicionais, como consistência incorreta, escolha de agregados inapropriados, com curva de granulometria e adesão insuficientes. O instituto, no entanto, concluiu que a segregação foi causada pelo superplastificante à base de éteres policarboxilatos utilizado de maneira incorreta.
"A antiga mistura de cimento, agregados e água utilizado desde a antiguidade, hoje, evoluiu para um complexo sistema químico de cimento, aditivos e outros componentes, que requer precisão e coordenação em suas diversas fases de produção."
De forma geral, agentes estabilizadores podem exercer uma influência positiva na estabilidade da sedimentação. Para isso, é preciso uma formulação precisa do estabilizador, já que pequenas variações nas quantidades (para cima ou para baixo) podem resultar na redução da estabilidade. Tempos de mistura muito curtos ou com baixa intensidade podem resultar em concreto de composição heterogênea e comprometer a estabilidade da mistura, situação bastante comum nos casos em que aditivos (por exemplo, superplastificantes) não foram suficientemente dispersados no misturador, demandando dosagens adicionais. Mas, o que quer dizer estabilidade e robustez da mistura de concreto fresco? Concreto fresco estável é o que resiste de forma apropriada à segregação, quando exposto, por exemplo, à vibração, ao bombeamento e às demais condições da deposição do material no canteiro de obras que possam vir a resultar na desagregação dos seus elementos. No mundo ideal, o concreto precisa passar por todas essas situações e manter-se homogêneo, de modo a garantir que as propriedades desejadas quando estiver seco sejam atingidas. Estabilidade da sedimentação (como parte da estabilidade da mistura de concreto) refere-se ao não “afundamento” do agregado grosso na pasta do concreto.
O concreto fresco precisa permanecer estável e, desejavelmente, manter nenhuma ou muito pouca segregação entre argamassa e brita. A tendência dos componentes do concreto fresco separarem-se uns dos outros é chamada propensão à segregação. O concreto tem maior ou menor propensão à segregação dependendo da capacidade de resistir aos inúmeros fatores que podem influenciar sua estabilidade. A separação da água no concreto chama-se exsudação e resulta em porosidades elevadas na superfície do material. Robustez, por outro lado, é a capacidade do concreto reagir de forma “benigna” e com previsibilidade a influências inesperadas, tais como variação da quantidade de água e variações dos propriedades dos componentes de concreto variando o lote, nas condições ambientais, atrasos no processo de construção ou adensamento prolongado.
Em resumo, um concreto de boa estabilidade é definido segundo os seguintes parâmetros:
Antes de mais nada, um bom cronograma de concretagem precisa ser montado de forma a considerar parâmetros como tensões da estrutura derivado da colocação de concreto dependendo da largura da camada, as aberturas oriundas da deposição, a altura de queda livre, a amplitude de movimentação horizontal, tipo e duração da energia do adensamento, pontos de imersão do equipamento de adensamento, entre outros fatores. Concreto de boa robustez é produzido com a escolha correta dos agregados, que devem apresentar curva de granulometria adequada, aderência suficiente entre argamassa e agregados, sob avaliação e testes ao longo de toda produção.
Entre os testes mais importantes estão:
Métodos de avaliação Muitas das propriedades anteriormente descritas para a estabilidade da mistura de concreto ou propensão à segregação ainda não podem ser determinadas de forma conclusiva pelos testes atualmente existentes. Por essa razão, o Instituto de Materiais de Construção de Hannover (ifB, na sigla em alemão) pesquisa métodos de avaliação que vão permitir determinar uma série de parâmetros para o concreto fresco. Uma das linhas de pesquisa busca justamente criar um teste de sedimentação para determinar a estabilidade do concreto sujeito à vibração. O objetivo é desenvolver um dispositivo portátil que pode ser levado facilmente ao local da obra, capaz de avaliar a variação de parâmetros de compactação.
Os pesquisadores já têm até um protótipo, apelidado de “panela de sedimentação”. Essa pesquisa, além de resultar no desenvolvimento de um método de avaliação de estabilidade e de um protótipo preliminar, ambos em processo certificação, também gerou um grupo de trabalho formado pelos maiores especialistas alemães que discute uma série de questões sobre concreto fresco, no âmbito do Comitê Nacional de Concreto Estrutural da Alemanha (DafStb, na sigla em alemão). As hipóteses atualmente em investigação têm relação com a compactação completa do concreto e a pergunta: o que é um adensamento completo?
Essas e outras hipóteses relacionadas ao adensamento, tais como duração e intensidade (frequência/amplitude) ideais do compactador escolhido, ainda precisam ser comprovadas antes de virarem métodos práticos presentes na obra.
Notícias
Notícias MC
MC-Pedia
Uma biblioteca de artigos e materiais desenvolvidos, exclusivamente, por nossos especialistas.
Revista MC-Aktiv
Acesse as edições da MC-Aktiv, a revista para clientes, parceiros e colaboradores da MC.
Downloads
Tenha acesso a diferentes materiais: Catálogos, Fichas Técnicas, Fichas de Segurança e outros documentos
Cases & Referências
Conheça alguns de nossos projetos no Brasil e no mundo.
Carreiras
Acesse aqui a área de Carreiras na MC
Aviso de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais
Nós nos esforçamos para ser uma empresa exemplar e não só pensamos que construir é cuidar, mas também entendemos a importância dos seus dados e por isso trouxemos para você este documento. É aqui que vamos te explicar como usamos seus dados pessoais.
Mas fique tranquilo(a) que não irá demorar muito e vai ser até legal saber como tudo é feito.
A privacidade dos seus dados pessoais é muito importante para nós. Damos muito valor à honestidade e à transparência e temos o compromisso de construir relações sólidas e duradouras com você, baseada na confiança e no benefício mútuo.
Esse Aviso aplica-se aos dados pessoais tratados pela MC-Bauchemie, coletados neste site ou por outra forma externa e/ou interna de interação.
Então, para que serve este Aviso de Privacidade? Nesse documento indicamos os dados pessoais que coletamos, as formas de coleta e de armazenamento, as finalidades, os compartilhamentos, bem como sobre retenção e segurança.
Além disso, também vamos informar seus direitos como titular de dados pessoais e os meios para solicitar seu atendimento.
Titular: Você, pessoa física;
Dado pessoal: toda informação relacionada ou relacionável a você;
Dado sensível: dados sobre saúde, biométricos ou genéticos, raça e etnia, convicção religiosa,filisófica ou política, dados sobre filiação sindical e sobre a vida sexual;
Tratamento: toda forma de utilização e processamento do dado pessoal;
Controladora: Somos nós, a MC-Bauchemie Indústria e Comércio Ltda - sediada na Rua Henry Martin, 235 - Vargem Grande Paulista, São Paulo - CEP 06730-000, inscrita no CNPJ nº: 00.003.516/0001-90
Quais informações pessoais coletamos?
Precisamos coletar alguns dados pessoais, mas somente o necessário para comercialização adequada dos nossos serviços/produtos, e também para atendermos as disposições legais. Os dados e o modo de coleta podem variar conforme o produto/serviço utilizado, como também de acordo com a sua maneira de uso e interação conosco, sendo você cliente ou não. Estas informações ainda podem ser obtidas por meio de um terceiro ou parceiro comercial que tenham permissão para partilhá-las conosco.
1. Informações pessoais (nome, CPF, RG, data de nascimento, cargo, empresa, foto, histórico acadêmico e profissional, número de registro na entidade de classe, etc);
2. Informações de contato (endereço, e-mail, telefone, celular, etc.);
3. Informações necessárias para execução dos serviços ou produtos contratados, incluindo dados financeiros.
4. Informações de seu navegador (Tipo e versão do navegador, Sistema operacional em uso, URL referer, Nome do host do computador de acesso, Tempo de requisição do servidor, Endereço IP)
E como coletamos estas informações?
1) Em nosso site, coletamos os seguintes dados:
• No poup-up "Receba dicas, notícias e conteúdos exclusivos": nome, e-mail; No ícone "Whastapp": nome, e-mail, empresa, telefone, tipo de cliente;
• No link "Fale Conosco": nome, sobrenome, empresa, e-mail, profissão, endereço, telefone, tipo de solução e a sua mensagem;
• No link "Newsletter": nome e e-mail;
• Nos links de "Landing Page" para acesso aos diversos conteúdos produzidos:
• Nome, email, empresa, endereço, CPF, RG e endereço;
• No link "Carreiras - Enviar currículo": nome, sobrenome, email, telefone, assunto, mensagem e opção de enviar arquivo;
• No link "Service Center - Portal de serviços da MC: CPF, usuário, login e senha; Nos links "formulários de inscrições em eventos": Nome, email, telefone, empresa, cargo, Cidade, Estado.
2) HUB de contéudos: Este hub de conteúdos foi criado especialmente para você, que quer ter acesso a materiais exclusivos e se atualizar sobre o mundo da construção civil.
• Nos links de "Landing Page" para acesso aos diversos materiais produzidos: Nome, email, empresa, endereço, CPF, RG e endereço;
• No link "Próximos eventos - formulários de inscrições em eventos": Nome, email, telefone, empresa, cargo, Cidade, Estado;
• No link "Newsletter": Nome e email;
• No ícone "Whastapp": nome, email, empresa, telefone, tipo de cliente;
3) MC FORUM: É a nossa plataforma de diálogo da MC com o mercado No link "RECEBA NOSSAS NOVIDADES": Nome e email;
• No link "Próximos eventos - formulários de inscrições em eventos": Nome, email, telefone, empresa, cargo, Cidade, Estado;
• No link "Receba nossas novidades": Nome e email;
• No link "Contato": nome, email, telefone, assunto e sua mensagem
4) Conexão por serviços de terceiros: através de integrações de aplicativos em nosso site, (Spotify, Instagram, Linkedin, Facebook e Youtube), poderemos coletar os dados que você utiliza nesses serviços, como nome e e-mail. Não se preocupe, zelamos muito pela sua privacidade e de seus dados pessoais. Por isso respeitaremos as suas configurações de privacidade e sempre pediremos autorização para a coleta de tais dados. Vale lembrar que queremos a melhor experiência para os nossos usuários e por isso disponibilizamos esses links apenas para sua conveniência, por isso ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo seu conteúdo e operações, sendo a utilização de sua total responsabilidade, ainda que acessados por meio de hiperlink disponível em nosso site.
5) Demais situações: Fornecido por você através de uma compra ou uso dos nossos produtos ou serviços;
Para que finalidades coletamos essas informações?
Precisamos dos seus dados para atingir alguns propósitos, como para garantir a comercialização dos produtos e dos serviços oferecidos por nós, mas fique calmo(a) porque sempre valorizamos a sua privacidade e todos os dados coletados sobre você são tratados por nós com integridade e confidencialidade, sendo usados exclusivamente para os fins aqui descritos.
Pode acontecer de realizarmos o tratamento de dados pessoais para finalidades não previstas neste Aviso de Privacidade, mas sempre será mediante comunicação prévia, mantendo resguardado os seus direitos.
Nossas finalidades incluem:
1. Executar o contrato, fornecendo os produtos e serviços de forma adequada;
2. Estabelecer melhor comunicação com os usuários;
3. Melhorar o relacionamento e satisfação dos usuários;
4. Avaliar e aperfeiçoar os produtos e serviços comercializados e as nossas finalidades;
5. Divulgar sobre os nossos produtos, serviços, atualizações e outros assuntos que você possa ter interesse;
Temos Base Legal para realizar o tratamento de seus dados?
Sim! Nós realizamos o tratamento dos dados pessoais sempre vinculando às Bases Legais estabelecidas pela LGPD, de forma correta e compatível com a finalidade do tratamento. Podemos tratar seus dados pessoais em função de nosso relacionamento contratual com você; para o exercício regular do nosso direito em processo judicial, administrativo ou arbitral, mediante o seu fornecimento de consentimento, em nosso legítimo interesse ou de terceiros, desde que preenchidos os requisitos legais para tanto; quando for necessário para o cumprimento de obrigação legal ou para proteção do crédito.
Quem pode ter acesso aos seus dados?
Nós não compartilhamos os seus dados pessoais com terceiros ou pessoas não autorizadas a acessá-los.
Suas informações poderão ser compartilhadas nos seguintes casos:
• Por obrigação legal, o que pode incluir requisições ou ordens de autoridade policial, autoridades públicas (INSS, Receita Federal, Polícia Civil, Polícia Federal, Exército, etc), do Ministério Público, órgãos reguladores, autoridades judiciais ou administrativas e sindicatos;
• Fabricantes, fornecedores e prestadores de serviços indispensáveis para a comercialização de produtos e serviços contratados;
• Para Execução de Contrato;
Empresas de Seguros, escritório de Contabilidade, empresas de gestão de arquivo;
• Agências de marketing digital;
Podemos subcontratar empresas para a realização do tratamento total ou parcial dos seus dados pessoais, nos termos permitidos pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018).
Elas são obrigadas, nos termos dos contratos celebrados, a guardar sigilo e a garantir a privacidade e a segurança dos dados a que tenham acesso, não podendo utilizar esses dados para quaisquer outros fins, nem os relacionar com outros dados que possuam.
A MC-Bauchemie poderá transferir alguns de seus dados pessoais a prestadores de serviços localizados no exterior, incluindo prestadores de serviços em nuvem e por levar muito a sério a sua privacidade e proteção dos seus dados, sempre garantimos que esta seja feita de acordo com os mecanismos legais e as regras infralegais.
Como seus dados são protegidos e armazenados?
Como sua privacidade e a proteção dos seus dados é coisa séria, nós nos esforçamos em tomar todos os tipos de medidas administrativas, técnicas e físicas, sempre pensando na prevenção em relação à segurança e privacidade durante a execução de nossas atividades envolvendo os seus dados pessoais, como por exemplo: o treinamento e conscientização de nossos colaboradores.
Todos os seus dados são confidenciais e somente as pessoas autorizadas terão acesso a eles e todas as informações fornecidas por você serão armazenadas de forma segura e íntegra, em ambiente controlado, monitorado e de segurança.
Nosso site possui ligações com sites de terceiros, é possível que durante sua navegação você seja direcionado a eles. Nesses casos, a responsabilidade sobre a segurança e proteção dos seus dados caberá aos referidos terceiros, de forma que recomendamos a leitura dos termos de uso, políticas de privacidade e de cookies dos respectivos sites. Este cenário também se aplica às hipóteses em que você divulgue seus dados pessoais em plug-ins sociais e sites de busca. Nesses casos, o tratamento dos dados será realizado pelos terceiros em questão e, novamente, sugerimos a leitura dos termos de uso, política de privacidade e de cookies destes respectivos sites/terceiros.
E por quanto tempo armazenamos os seus dados?
Seus dados ficarão conosco somente pelo tempo necessário para cumprir as finalidades para as quais foram coletados, conforme o disposto no inciso I do artigo 15 da Lei 13.709/18 e poderão ser excluídos, de forma segura, dos nossos servidores quando você assim requisitar, por procedimento gratuito e facilitado, ou quando estes não forem mais necessários ou relevantes, salvo se houver qualquer outra razão para a sua manutenção, como obrigação legal de retenção de dados ou necessidade de sua preservação para resguardar nossos direitos, conforme hipóteses autorizadas pelo artigo 16 da LGPD. Seus dados pessoais poderão ser armazenados em nosso servidor próprio ou de terceiro contratado para esse fim, alocados no Brasil ou no exterior, podendo, ainda, ser armazenados por meios de tecnologia de computação em nuvem, sempre respeitando os níveis de segurança e boas práticas do mercado.
Sim, você tem direitos. E quais são eles?
É importante que você conheça seus direitos em relação à utilização de seus dados pessoais. Abaixo, listamos todos os seus direitos previstos em lei:
• Confirmação de tratamento e acesso aos dados; Correção;
• Anonimização;
• Bloqueio ou eliminação de dados excessivos ou tratados em desconformidade; Portabilidade;
• Informação;
• Revogação do consentimento; Revisão de decisões automatizadas.
• Sempre estaremos prontos para atender às suas solicitações e para isso você poderá solicitar o atendimento através do e-mail juridico@mc-bauchemie.com.br
• Mas se você ficar com alguma dúvida ou se quiser compartilhar conosco qualquer outra consideração relacionada ao tema, entre em contato com nosso Encarregado de Proteção de Dados Pessoais em: juridico@mc-bauchemie.com.br
Alterações para este Aviso de Privacidade
Este aviso de privacidade poderá mudar, já que será revisto periodicamente. Por isso, convidamos você a sempre consultar esta seção. Eventuais atualizações se tornarão válidas na data da publicação. Dúvidas sobre este Aviso de Privacidade poderão ser sanadas por e-mail: juridico@mc-bauchemie.com.br
Sales
& Support
Thank you for your time!
We'll get back to you with an answer as soon as possible.
Feel free to contact us again should you find necessary.