Túnel Max Feffer

São Paulo, SP - Brasil

Atualmente, existem diversos túneis no Brasil nos mais diferentes tipos de obra, tais como metrô, rodovias, barragens, indústrias e aeroportos, promovendo a transposição nas mais diversas situações, seja ela uma cidade, uma serra ou até mesmo um rio. Em virtude da elevada ocupação urbana e associado ao aumento da construção nos grandes centros, torna-se cada dia mais comum a construção de túneis. A construção dos túneis pode ser realizada de diversas formas, porém seja qual a forma de construção é comum a presença de água, principalmente a água proveniente do lençol freático causando problemas de infiltrações na estrutura. A MC possui através dos Sistemas de Injeção soluções especiais para o tratamento de infiltrações em túneis.

Túnel Max Feffer

© MC-Bauchemie 2024


O projeto e desafios

O Max Feffer localizado na cidade de São Paulo, sob a Avenida Faria Lima, que liga a Avenida Rebouças com a Avenida Eusébio Matoso, foi construído pela Prefeitura de São Paulo entre 2001 até 2004. 

 

A obra de recuperação teve início recentemente e chama atenção por diversos fatores: complexidade e principalmente o tempo de trabalho, já que se trata de uma via pública que precisa ser totalmente bloqueada para que o projeto seja executado da melhor forma possível.

Alguma anomalias e problemas comuns nesse tipo de estrutura, como:

■ Infiltrações através de falhas no sistema de impermeabilização dos túneis

■ Fissuras ativas e passivas que possibilitam a penetração de agentes agressivos

■ Percolação de água através de juntas de concretagem e juntas de dilatação

■ Áreas com alta porosidade no concreto permitindo infiltrações

■ Infiltrações no emboque do túnel e na ligação com estações

 

 

Solução

Por contar com linhas completas de recuperação, reforço de estruturas, selamento e impermeabilização. Com todo suporte e desenvolvimento da equipe MC, foram utilizadas soluções de injeção como o MC-Injekt 2700 L, uma resina estrutural que foi utilizada para a consolidação da parede de concreto. Além disso, foi utilizado na laje o MC-Injekt 1264 compact, uma resina estrutural de base epóxi para a recuperação das fissuras, garantindo assim, durabilidade ao projeto. E não menos importante, toda a obra foi impermeabilizada e selada com com o MC-Injekt GL 95 TX um gel acrílico polimérico.


A equipe MC acompanhou todo o processo oferecendo suporte em todos os sentidos, principalmente no acompanhamento da aplicação da solução que você pode acompanhar diretamente no nosso "MC na Obra" com o gerente de produtos, Pedro Muniz.

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