Museu do Ipiranga

São Paulo, SP - Brasil

O Museu do Ipiranga, fechado para reformas desde 2013, foi reaberto no dia 7 de setembro, no bicentenário, na data em que é comemorada a Independência do Brasil. Com a finalização das obras de ampliação e restauro, o Brasil reabriu um dos mais completos e modernos museus da América Latina.

Museu do Ipiranga

© MC-Bauchemie 2024


O Projeto

Nos últimos três anos, o Museu passou por uma reforma com um dos maiores valores já captados entre a iniciativa privada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. O custo da reforma é estimado em R$ 211 milhões – além dos recursos incentivados, há investimentos privados sem incentivo fiscal e também aportes públicos.

A obra foi executada em duas grandes frentes: restauro do Edifício-Monumento e construção de um edifício de ampliação. Na parte da ampliação, foi realizada uma escavação em frente ao prédio, na área da esplanada, que retirou 35 mil metros cúbicos de terra, o que equivale à capacidade de 2 mil caminhões.


Desafios e soluções

Como a obra já possuía o projeto, um dos maiores desafios que a MC encontrou, foi a análise de produtos e soluções que atendessem os desempenhos especificados e com prazo de entrega e suporte técnico necessários. O novo espaço, de 6.800m², dobrará o tamanho do museu. A expansão abrigará a nova entrada integrada ao Jardim Francês, além de bilheteria, café, loja, auditório para 200 pessoas, espaços e salas para atendimento educativo e uma grande sala de exposições temporárias, com 900m². Pela primeira vez na história do Museu, a instituição estará apta a receber acervos de outras instituições.


No restauro do Edifício-Monumento, foram realizados reparos em todos os detalhes da arquitetura, incluindo os 7.600m² das fachadas, que pela primeira vez passaram por limpeza, decapagem, recuperação dos ornamentos, aplicação de argamassa, tratamento de fissuras e, por fim, a pintura. Coberturas e pisos também receberam tratamentos similares!

A MC conta com a linha mais completa de impermeabilizantes do mercado com sistemas de alta performance desenvolvidos para atender os mais diversos projetos, principalmente os de restauro, como o Museu do Ipiranga. Cerca de 12.000m² receberam nossas soluções de impermeabilização com manta asfáltica, responsável por proteger as estruturas de concreto armado da presença da umidade e da infiltração, que podem causar danos sérios para as edificações. Em outras áreas, foram aplicadas soluções ideais para áreas molhadas, como o MC-Proof 2200 que possui grande resistência química, com alta flexibilidade e alongamento, rápido período de cura e liberação da área, principalmente por conta do grande fluxo de trabalhadores na obra e não altera a potabilidade da água de acordo com a NBR 12.170. Além de outrassoluções chaves como o  MC-Proof 500 , uma argamassa polimérica flexível com fibras e o MC-Proof 100, um revestimento impermeável polimérico com maior tempo de trabalhabilidade, resistente a altas pressões hidrostáticas positivas e negativas.

A boa relação da MC com a construtora CONCREJATO, e especialmente com a Diretora de Operações, Maria Aparecida Soukef, uma das profissionais mais reconhecidas do setor que nos proporcionou a dar foco em outras áreas com o decorrer do tempo. Cerca de 1300 ladrilhos foram restaurados com rejuntamento acrílico premium, enquanto aproximadamente 700 foram reproduzidos e substituídos, já os pisos, ganharam destaque pelo revestimento de uma área de 1.165 m² com o MC-DUR 1322, a utilização de revestimentos e pinturas especiais é a solução ideal para proteger o piso e agregar valor ao imóvel, já que proporciona um acabamento estético diferenciado, e auxilia em termos de segurança e iluminação. Os Revestimentos de Alto Desempenho (RADs) possuem elevada durabilidade, aumentando a vida útil dos pisos e diminuem as indesejadas intervenções para manutenção.

O trabalho feito a duas mãos, com grandes parceiros renomados como a CONCREJATO, a equipe de aplicadores da LVTEC e todo o suporte técnico prestado pela equipe MC, fez com que cada detalhe fosse pensado de maneira lógica, com todo cuidado necessário que esse projeto precisava. Foram dias intensos de pesquisa, visitas, estudos, desenvolvimento e execução que valeram a pena. Por isso, para nós, é muito importante participar de projetos de tamanha  importância, ainda mais quando se trata de um conjunto arquitetônico e histórico com grande impacto cultural para a nossa cidade e sociedade. 

abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123