Estádio do Maracanã

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Repleto de história, o Estádio Municipal do Maracanã ou, usando seu nome oficial, Estádio Jornalista Mário Filho, foi construído em meados da década de 40 e foi sede da Copa do Mundo de 1950. Na época, era o maior estádio do mundo e perto de 200.000 espectadores o encheram para assistir o jogo final, entre Brasil e Uruguai, vencido pelo Uruguai por 2 x 1. Mesmo passando por inúmeros projetos de reparo e modernização ao longo dos anos, com  capacidade para abrigar 88.000 espectadores em suas arquibancadas, o estádio continua sendo um dos maiores estádios de futebol do mundo.

Em preparação para ser um dos principais estádios da Copa do Mundo de 2014 e sede da final, o estádio se encontra em outra reforma – custando aproximadamente 930 milhões de reais e sendo uma, senão a maior, obra de recuperação de concreto do mundo. Fechado para jogos em setembro de 2010, agora é um canteiro de obras e cenário de trabalho intenso. Perto de 5.200 pessoas estão trabalhando para reduzir a capacidade do estádio para 76.935 espectadores e instalarem um centro de imprensa e novos camarotes. A quantidade de concreto que será usada, aproximadamente, 80,000 m³, precisa cumprir com diversos requisitos – um verdadeiro desafio para a MC Brasil

 
 

Estádio do Maracanã

© MC-Bauchemie 2015


Em 2010, a equipe da MC Brasil já estava trabalhando intensamente com o projetistas, para identificar e oferecer soluções para os requisitos técnicos desse grande projeto de recuperação. Milhares de toneladas de produtos da MC foram utilizados na obra desde Fevereiro de 2012. Destaque para o Emcekrete 50 Maracanã, microconcreto desenvolvido especialmente para obra com inibidor de corrosão integrado. Isso é  prova que a MC põe em prática sua filosofia, com soluções customizadas para cada situação e forte apoio durante o processo de especificação.

Outros produtos também tiveram relevância como o Nafufill CR, argamassa especial com agente adesivo e inibidor de corrosão integrados, possibilitando um ganho de produtividade. A argamassa especial Nafufill KM 130, para recuperação e nivelamento das rampas e os Sistemas de Injeção, para recuperação de fissuras e reforço dos pilares..

A MC-Bauchemie tem vasto conhecimento na construção e recuperação de estádios e recentemente esteve envolvida em vários destes projetos ao redor do mundo.

 
 

abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123