Estádio Kleber Andrade

Cariacica, ES - Brasil

O Estádio Estadual Kleber Andrade foi inaugurado originalmente pelo Rio branco Atlético Clube em 1983. Três anos depois, registrou seu maior público: 32.328 pagantes e público presente estimado extraoficialmente em mais de 50 mil pessoas, para o jogo entre Rio Branco e Vasco da Gama pelo Campeonato Brasileiro da Série A. Em 2008, foi comprado pelo Governo do Estado do Espírito Santo. O estádio passou por uma ampla reforma, sendo utilizado como local de treinamento para as seleções durante o Mundial.

 

O projeto

O projeto era específico para recuperação e impermeabilização da laje sob as arquibancadas das zonas A e B. Depois dos estudos feitos, identificaram que a impermeabilização das áreas seria determinante para o aumento da durabilidade das estruturas evitando assim as infiltrações no andar inferior. Foram recuperadas e impermeabilizadas cerca de 2.834,00 m2.

Estádio Kleber Andrade

© MC-Bauchemie 2025


Desafios

A laje sob as arquibancadas não possuíam cota para implantação de um sistema convencional de impermeabilização com manta e/ou membrana seguido de proteção mecânica. E a MC foi assim contratada para que pudesse verificar uma solução de alto desempenho. Contando com os desafios de: grande movimentação de público, diversos fatores reagentes e desgaste natural recorrente.

 

Solução

Após testes e estudos, a equipe técnica da MC que esteve totalmente dedicada ao projeto definiu juntamente com o especificador do projeto, que a melhor opção seria um sistema de impermeabilização e proteção, o MC-Traffic.

O MC-Traffic é composto por diversas camadas sendo a primeira camada, denominada basecoat, uma impermeabilização flexível com alta capacidade de resistência a fissuração, enquanto a camada final, denominada topcoat, tem elevada resistência e resistência ao tráfego, facilidade de limpeza e excelente estabilidade aos raios UV e amarelamento. Este sistema, por se tratar de um conjunto de camadas que agrupam as características de impermeabilização e proteção contra o tráfego, como dito anteriormente, é indicado para situações de baixa cota, onde não se é possível trabalhar com sistemas de impermeabilização tradicional com proteção mecânica. O Sistema de MC-Traffic tem baixo peso específico e rápida aplicação, sendo necessária mão obra especializada.

Veja o passo-a-passo:

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